Em Sem categoria

Preste atenção: se você tem motivo para se levantar todos os dias, parabéns! Você já encontrou seu ikigai, um conceito japonês antigo que pode ser a chave para uma vida longa, feliz e saudável.  Não existe uma tradução direta para o termo, mas a descrição foi feita por Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz (Astral Cultural, 2018). “Ikigai é a sua razão de viver”, diz o neurocientista japonês. “É o motivo que faz você acordar todos os dias.” O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores longevos. Muitos acreditam que o Ikigai é o segredo da longevidade.  Mogi explica que é importante identificar as coisas que você gosta de fazer porque elas dão propósito à vida e podem levar a uma vida longa e prazerosa. “E não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas de aproveitar a vida e saber o que você quer fazer com ela”, afirma.

“É a felicidade que vem de sempre ter algo para fazer, de estar ocupado”, diz Francesc Miralles, que, junto com Héctor García, escreveu Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz (Intrínseca, 2016). O autor aconselha a começar com coisas simples para encontrar algo maior que dê sentido à vida. Que tal começar saboreando uma xícara de café pela manhã? Ou qualquer outra coisa que te agrade? “Em geral, somos tão obcecados com o sucesso e grandes metas que a vida acaba se tornando intimidadora. O legal do Ikigai é que você pode partir de coisas pequenas até chegar aos grandes objetivos de vida.”

Nada impossível, concorda? Qualquer um pode partir do que está ao seu alcance e começar a sentir-se bem e a experimentar os benefícios. “Você precisa observar a si mesmo”, recomenda Ken Mogi. “Parta do zero, olhe-se no espelho: que tipo de pessoa é você? Pense no passado e no que te dá prazer. Isso te dará uma pista. Como neurocientista, eu acredito que as coisas que nos dão prazer são reflexos do tipo de pessoas que nós somos.” Mas, ampliar o horizonte tem lá seus desafios. “Se você não sabe o que quer da vida, comece fazendo uma lista do que você não quer, quais situações te deixam desconfortável ou infeliz, quais atividades prefere evitar”, aconselha, desta vez, Miralles. Isso vai facilitar a descoberta das coisas que te deixam feliz. Quem sabe aprender coisas novas, cuidar do jardim, ajudar outras pessoas, fazer música… ou vender coisas, falar em público. Opção é o que não falta!

Tem gente que já sabe o que quer desde a infância, mas tem gente que chegou à terceira idade sem saber o quer da vida. A boa notícia é que sempre é tempo. Para ajudar a encontrar sua paixão, o escritor Miralles sugere seguir a dica do cientista da computação e palestrante motivacional Randy Pausch (1960-2008): “Resgate seus sonhos de infância. Quais eram? Desenhar por horas? Dançar? Correr? Pense em quando era pequeno e no que te deixava feliz e você não faz mais”.

“A beleza do ikigai é que é algo muito pessoal”, diz Mogi. “Não é algo dado a você, de forma passiva. Você precisa explorar sua mente e cultivar seu ikigai”. Na verdade, é importante ter vários ikigais, dos mais simples aos mais ambiciosos. Mogi dá um exemplo como isso se aplica em sua vida prática. “Meu ikigai menor é correr 10 km em Tóquio todos os dias. Mas, como cientista, minha maior alegria é ter ideias novas e, talvez, dar uma contribuição para o mundo”.

Pois é, ter propósito e sentido de vida podem sim ter relação com uma vida mais longa e boa. De acordo com estudos realizados com idosos que levam um estilo de vida equilibrado, há relação entre longevidade e ter uma razão de viver. O sistema imunológico funciona melhor. Em uma pesquisa, a neuropsicóloga americana Patricia Boyle, do Centro Rush para Alzheimer, em Chicago, acompanhou 900 idosos que corriam o risco de desenvolver demência em um período de sete anos. Ela concluiu que aqueles com uma boa noção de seu propósito de vida tinham 50% menos chances de ficar doentes. “O cérebro humano tem uma habilidade incrível de regular as funções do corpo”. Portanto, se você encontra e coloca na prática o ikigai (ou ikigais), vai preservar a sua saúde por mais tempo.

Fonte de pesquisa: site vivabem

 

Posts recentes

Deixe seu comentário

Featured Video Play Icon