Em Sem categoria

É sobre vacina que preciso falar (enquanto esperamos a da Covid)

Sou a favor das vacinas. Digo isso porque em alguns grupos de Whatsaap pediram para não tocar no assunto. Movimentos antivacinas sempre existiram, mas nunca imaginei que imunização – saúde pública – fosse virar briga de política partidária.

Estamos vivendo mais, as mortes por doenças infecciosas diminuíram! O Brasil tem um calendário específico de vacinação para os 60+. Você sabia disso? É que a campanha da vacina contra a gripe, por exemplo, poderia ter uma adesão maior. As vacinas evitam internações hospitalares. Aliás, o problema de saúde mais comum que nos leva ao hospital é a pneumonia.

Vou ser sincera. Estou fazendo este post porque eu não estava sabendo quais vacinas são indicadas para a minha faixa etária – tenho 65 – e porque ouvi de uma amiga que “velho não precisa de vacina”.

Gente, a vacina eleva o potencial de ação da nossa imunidade. Na medida em que envelhecemos, o sistema imunológico enfraquece a nossa capacidade de nos defender de infecções, por exemplo.

São 8 vacinas recomendadas: gripe, pneumonia pneumocócica, tétano, difteria, hepatites A e B, febre amarela, tríplice viral, herpes zoster e meningite meningocócica. Você só não vai encontrar no SUS as vacinas contra herpes zoster (que custa caro), hepatite A e tríplice viral. Informe-se quando for ao médico.

A velhice é uma fase da vida que a gente pode realizar muita coisa. Digo isso por experiência própria. E #vem vacina

#longevidade #envelhecimento #velhice #vidasaudável #sou60 #longevidadeativa #velhicesaudável #vidalonga

Posts recentes

Deixe seu comentário